sábado, 6 de outubro de 2007

Teatro


Num palco posso ser tudo o que quiser, é esse o objectivo a que me propus. Posso rir, chorar, gritar, amar, sofrer... Ser extremo no limiar das sensações. Posso representar gestos, emoções, palavras e transmitir-lhes aquilo que sinto. As luzes, os sons, as palavras, os movimentos coordenados para fazer com que quem observa se sinta absorvido pelo espectáculo.
O teatro é arte, das mais antigas que existem. É um poder que se ganha, uma nova astúcia, uma capacidade invulgar de transformar tudo e transmitir isso ao público. É uma escola de vida, onde se aprende a lidar com os nossos defeitos, as nossas dúvidas e medos, com outras pessoas, descobrindo também em nós mesmos muitas características e capacidades que jamais pensaríamos ser capazes de ter. Consiste numa interacção com o público, faz-nos criar uma realidade, viver intensamente uma personagem. Dá-nos confiança, faz com que acabe os preconceitos da exposição do nosso corpo, transmite-nos a liberdade de que tanto gostamos. Muitas vezes há sentimentos que se conseguem transmitir apenas através da expressão corporal.
Anseio por pisar um palco, libertar-me, encarnar o momento, experienciar cada segundo, e no fim sentir que o público está comigo.
O teatro é o desejo que a palavra tem de se tornar corpo...

3 comentários:

Diana Vasconcelos disse...

Olá menino!

Anónimo disse...

olá césar! não falamos há tanto tempo, mas tenho andado pra meter conversa ctg no msn desde q vi o teu nick sobre o teatro. gostei tanto de ler este texo, revi-me nele :) fiz teatro durante alguns anos e realmente isso fez-me crescer tanto, descobrir tanta coisa sobre mim e sobre os outros, fez-me sonhar e criar uma sensibilidade que sei que não teria ganho de outra forma. boa sorte pra este novo projecto e vai dizendo coisa, quando for a estreia, por exemplo... eu tb tenho esperança de um dia voltar ao palco, acredita que quando começares não vais mais querer parar :)

beijinho*

Anónimo disse...

Bonito texto sobre Teatro!=) Nunca fiz teatro, não sei o que é pisar um palco ( a não ser naquelas pequenas representações na epoca do Jardim de Infancia e Escola Primária!lol) mas tenho imenso gosto em fazer parte da plateia. Tenho pena de não ser uma frequentadora mais assidua de Teatro...mas tal como a Maria João disse, vê lá se avisas para quando a tua estreia nos nos palcos...pode ser eu consiga estar presente para no fim de aplaudir! Beijos e boa sorte!