terça-feira, 30 de outubro de 2007

Revi-me por momentos…

o

O final da tarde aproximava-se. Os raios de sol transmitiam aquela luminosidade quente e torrada que me deixa sempre nostálgico. Estava eu a conduzir em direcção a casa e algo me despertou a atenção. Um rapaz por volta dos seus 14 anos, com a mesma estrutura física que eu tinha na sua idade, cabeça cabisbaixa, meio distraído, a caminhar no passeio do outro lado da estrada, possivelmente a fazer o seu caminho diário escola/casa.
Por momentos revi-me naquela pessoa, naquela criança. Fez-me recordar o que eu era, os meus passeios sozinho, as caminhadas com a mochila às costas, o cabelo espetado, os óculos pouco estéticos, as saliências ósseas impregnadas na pele. Já nessa altura eu pensava. É estranho ter estas recordações e compará-las com aquilo que sou hoje, o que mudei, o que mantive. Acho que por muito que tenha pensado no meu futuro naquela altura, nunca imaginei que o meu presente fosse este. Uma postura frágil, um olhar tão meigo, uma inocência pura, uma mente vulnerável, extremamente sensível, uma timidez variável, uma expressão virgem… Os meus olhos choram por ter perdido algumas destas características… A vida era tão mais fácil. É claro que há mudanças que vieram por bem, contudo, não encontro uma saída correcta para as interrogações que pairam sobre mim.
Só sei que me apetecia voltar ao passado, nem que fosse só por um momento, apenas para sentir essa liberdade novamente.

4 comentários:

César disse...

Sim, as fotos sao minhas, nao se assustem!LOL. São uma sequência temporal.

Z disse...

LOL. Penso que a malta percebeu. De qualquer forma tens sorte porque és fotogénico e ficas bem nas fotos. Já eu gostava de poder dizer o mesmo :(. Detesto ver-me em fotos.

À parte das fotos, penso que olhar para o passado faz parte do ser humano e do crescimento. Todos, em determinadas alturas da vida, o fazemos. Apesar de dizeres que te apetecia voltar ao passado, nem que fosse só por um momento, tenho a certeza que nunca o farias. Tenho a certeza que nunca abdicarias de tudo o que "construiste" até agora. Olhar para o passado é importante porque muitas vezes ajuda-nos a responder às interrogações do presente e do futuro. Mas é também importante aprender a viver com as dúvidas, mesmo com as angustiantes, porque ao longo da vida vão sempre existir interrogações. Elas vão suceder-se umas às outras e a vida é isso mesmo, responder a uma, depois a outra e depois a outra. Eu já respondi a algumas e tu de certeza também. Venham as próximas, quantas são hem? Quantas são elas? Elas que venham!


Ps: Desculpa o comment tão extenso ;).

Abraço

Anónimo disse...

é muito importante saber viver e lidar com o k nos aconteceu no passado :)

Domus quieta disse...

Não li o texto mas achei piada à "métrica" das fotos!

Parabéns