domingo, 11 de novembro de 2007

A Morte

o
O assunto proibido: A Morte.
Não a conheço mas já estive em contacto com ela.
Nunca a vi, mas já presenciei a sua acção.
É simples mas nunca tem hora marcada.
A morte tem o seu poder, não permite dúvidas, é real, dura, egoísta. Nunca se está verdadeiramente preparado para a morte. Gostamos de pensar que sim, mas quando ela ronda à nossa volta constantemente, isso deixa-nos tristes, muitas vezes depressivos, rancorosos, e por vezes nunca recuperamos dessa rasteira que a morte nos prega.
A Morte. Palavra tenebrosa, nada vulgar, potente. Sim, a morte é importante porque é ela que nos faz pensar, optar, mover. O que queremos para cada um de nós? Uma vida fútil ou uma vida útil? É a morte que nos transmite os limites. Sinto falta das pessoas que eram importantes para mim mas que já partiram. Sim, partiram numa viagem sem retorno, em que a chegada é à escolha dessa pessoa. No entanto, sinto as suas presenças, a acompanharem-me, a observarem o meu percurso.
A vontade desenfreada de libertar as lágrimas sentidas é tanta que a respiração torna-se sufocante, é como se parte de nós morresse ali mesmo, naquele preciso instante onde o tudo e o nada se cruzam mas não se cumprimentam.
Porquê falar da morte? Porque mais uma vez, ela decidiu aparecer e levar algo. Eu sinto a morte, sinto quando está perto, inconscientemente ou não, sinto-a. O meu corpo contrai-se, depois relaxa, deixa-se absorver pelos pensamentos aleatórios até à altura em que cai na realidade e presenteia-me com uma sensação estranha de presença e de vontade.
Senti vontade de dizer que ao teu lado eu sinto-me 100% eu, e tu gostas de mim tal como eu sou, que te adoro duma forma quase impossível e que a minha vida vai ser passada ao teu lado como amigos, primos, confidentes, únicos. Senti necessidade de te dizer que tu és a minha pessoa.
E neste momento que precisas de mim, eu estou do teu lado, dou-te a mão e fico calado.
Já passámos por isto juntos mais que uma vez, também me deste a mão e ficaste calada quando precisei, ouviste-me a soluçar, viste as minhas lágrimas de desespero, confortaste-me, por isso agora sou eu a aconchegar-te, a pegar em ti, e a mostrar-te que as memórias são o bem mais precioso que podemos guardar.
A morte… traiçoeira e sempre incógnita.
Prefiro chamar-lhe “passagem de transição”.
A vida não pode ser assim tão curta…
o

3 comentários:

˙·٠•● ѕεறிoτιvo ◦ disse...

Hum...Sinceramente, nem sei o que falar. Acho que o post disse tudo né, mas tudo acontece por algum motivo...
Mas o pior do que morrer físicamente é morrer espiritualmenete.Achar que vive, mas está morto, vivendo um simples e cega ilusão.
Escamas atrapalhando a visão... isso é difícil...

Olha, ainda não consegui entender como vc é direito... sei lá, ora mostra-se ser uma coisa, ora se contrapõe ao que mostra ser...
Mas, nada que mais uns post's não resolva... rs

Abraço.

Ah, realmente é muito bom ter alguém do nosso lado para reconfortar. Por isso que devemos continuar a viver, mesmo sem uma parte de nós. Aos poucos ela se recompõem.

Ray

PS:. Desculpe pelo imenso comentário.

Anónimo disse...

a morte n é o bixo de 7 cabeças k toda a gente axa k é...

Domus quieta disse...

Este tema dá "pano para mangas".

Mas aqui no teu texto existem coisas que me fazem alguma confusão. Nomeadamente a parte do "assunto proíbido": Será mesmo assunto proíbido? Pois, eu não creio que seja por aí. No fundo as pessoas precisam viver sem sofrer por antecipação. E no entanto é certo.

"Nascemos, andamos baralhados e morremos."

Agora é inevitável essa constatação de perda de alguém.
Mas seremos sensatos e frios (sem sentimentalismos) a morte é a ausência de vida, de sensação, logo não poderá ser boa ou má, é a ausência, o nada, o fim. Porém, os que ficam e defendem uma impressão digital única com a sensibilidade característica, esses sim, têm um contacto rígido e cruel com o sucedido.

Este comentário daria um texto enorme, porque seguido desta minha opinião vira o seguimento da religião, da fé, das energias, essas coisas todas que utilizam para definir ciclos.
Mas fico-me por aqui.

É preciso sentir tão dolorosa perda para que os meus olhos fiquem nublados e a minha opinião não tão clara e objectiva.